Tereré uma excelente bebida para enfrentar o calor


O tereré ou Téres, é uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida diariamente com água gelada, sucos de frutas cítricas e ervas medicinais chamados pelos paraguaios de “yuyos”, como hortelã-pimenta (hentha piperita), cedrón ou erva-cidreira (Lippia citriodora) , coco (Allophyllus edulis) , Boldo (Peumus boldus), limão (Citrus aurantifolia) e outros.
A grafia vem do castelhano, terere. Enquanto que em português o correto
pode ser tanto tererê, como tereré, dependendo da região do Brasil .
A palavra tereré é onomatopeica, referindo-se ao som emitido pela última chupada do bulbo. Esse som é tacitamente exigido dentro da cerimônia do tereré, uma vez que confirma que todo o líquido foi consumido, deixando o recipiente pronto para a próxima pessoa.
Acredita-se que a origem do terere data da invasão européia por castelhanos e portugueses, quando era usado pelas tribos guarani, nhandeva, kaiowá e outra etnias chaquenhas, muito antes da Guerra do Paraguai e da Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935), quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. Isso possivelmente na região de Ponta Porã, que na época pertencia ao Paraguai.
Diferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante.
Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada. 
O tereré é consumido tanto no verão como no inverno, dia e noite: não há calendário para o seu consumo.
O tereré em rodas de bate-papo é indispensável.Mas consumido com remedios
refrescantes pela manhã a partir das 9 horas serve para abrir o apetite, onde adultos e crianças podem consumir, sem dizer, que é um ótimo diurético.
Quanto ao líquido a ser usado para a infusão, o mais popular no Paraguai e também no Brasil é água gelada e, opcionalmente, gotas de limão, ou mesmo suco de frutas, laranja ou limão ou abacaxi. No Paraguai costuma-se adicionar ervas e plantas medicinais à água. Outras combinações também são possíveis, porém não indicadas pelos consumidores mais tradicionais.
Modo de Preparo
1. Coloca-se a erva-mate na guampa, aproximadamente 2/3;
2. Bate-se a erva-mate, virando a guampa em sentido diagonal, vedando a boca da guampa com a mão, de maneira a fazer com que a erva-mate ocupe toda a lateral da guampa e não caia;
3. Coloca-se a bomba na guampa;
4. Coloca-se a guampa de pé e se acrescenta o líquido.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO