COMO LIMPAR GUAMPA NOVA

Guampa nova (guampa de chifre)

Para os amigos que querem ser mais autênticos ao tomar seu tereré, nada melhor do que tomá-lo em uma guampa de verdade, feita tradicionalmente com chifre de boi. Podemos encontrá-los nos supermercados ou em estabelecimentos que comercializem produtos rurais, com diversos tamanhos, muito bonitas com um belo acabamento externo brilhante, adornadas ou não com couro ou metal.

É de bom habito e higiene que se limpe qualquer recipiente novo destinado ao uso alimentício, mesmo que venha de fabrica lacrado em uma embalagem plástica não significa que esteja limpo.
Muitas das guampas que você pode adquirir no comércio já vêm tratadas de modo que você só precisará lavar uma primeira vez com detergente neutro e já poderá preparar seu tereré, mas lamentavelmente não é esse o caso da maioria das guampas novas feitas com chifre, que mesmo depois de duas ou três lavadas com detergente ainda passam para o tereré gosto e odores desagradáveis.

Não há necessidade de você trocar ou mesmo jogar fora a sua guampa nova, ela só necessita de um tratamento mais intenso.
 A dica nesse caso é usar apenas água quente e detergente neutro, e os procedimentos que você precisa tomar são os seguintes:
Ferva água para lavar a guampa, coloque a guampa de pé em algum suporte que pode ser um copo ou um suporte próprio para guampas, muitas guampas possuem uma base que permite que sejam colocadas de pé. Preencha a guampa com água quente até a borda e deixe descansar em lugar seguro por pelo menos trinta minutos, ao findar desse tempo descarte a água e lave a guampa com detergente neutro e uma esponja, de preferência uma escova para lavar vidrarias, não usar palha ou esponja de aço. Repita esse processo pelo menos cinco vezes ou até que o cheiro desagradável diminua ou desapareça completamente.

Nunca use produtos abrasivos, ácidos ou bases (alcalinos) fortes, como “limpa alumínio”, saponáceos ou soda caustica. Esses produtos podem danificar sua guampa, destruindo o acabamento externo ou promovendo o aparecimento de poros nas paredes internas da guampa o que poderá favorecer o acumulo de sujeira e o aparecimento de colônias de fungos e bactérias.
Outra dica que deve ajudar: prepare uma solução saturada de bicarbonato de sódio com água quente e preencha a guampa até a borda com esta solução, coloque-a a guampa em um lugar seguro e deixe descansar por doze horas, ao término desse tempo lave a guampa com detergente neutro, se o odor característico da queratina do chifre ainda for perceptível repita o processo mais uma vez.

Os paladares mais sensíveis ainda perceberam traços de gosto característicos da queratina do chifre, mas não devem se preocupar, será por pouco tempo. Quando tomamos tereré em uma guampa feita de chifre promovemos lixiviação da queratina, mas o material que se desprende, que é lavado, carreado, é da ordem de partes por milhão (p.p.), assim, não devem se preocupar com a queratina, já que é uma proteína encontrada na pele, unhas e cabelos.

Tomar tereré em uma guampa de chifre não vai te deixar mais bonito, mas pelo menos não deve te fazer mal.


Curta, compartilhe! Envie a seu amigos.
Se inscrevam em nosso canal youtube
https://www.youtube.com/channel/UCunm...

Curtam nossa fanpage no Facebook
https://www.facebook.com/terereportov...

Nos sigam no G+
https://plus.google.com/1009438266521...


#terere #terereportovelho #tererepvh #ervamate #chimarrao

16 Comentários:

Diogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo disse...

Muito boa a postagem!
Eu estava pesquisando na internet e encontrei esta guampa de chifre revestida em couro:

Guampa de Chifre revestida em Couro

Célio* disse...

Muito obrigado pelo comentário!
meu sonho de consumo é um modelo paraguaio
revestida em prata
Não influenciária em nada o sabor do Tereré mas
se nossos antepassados ornamentavam suas guampas
por que nos não?

Fabiola disse...

Boa dica, eu fiz isso na minha guampa que tinha um odor insuportável, mas ela começou a descamar toda, foi soltando em camadas, então deduzi que o produto era ruim mesmo, daí, como mesmo descamando o odor ainda continuou eu resolvi trocar por outra e comprei uma linda. Essa sim valeu a pena....Valeu.

H-D.HOMEM disse...

Comprei uma simples, no primeiro dia que usei nao teve nada de sabor desagradavel, apenas um ordor forte na borda dela, um amigo até percebeu e disse que algo ali estava fedendo, mas nao sabia o que era, quando ele saiu percebi tambem e cheirei a guampa, era ela mas como o sabor nao havia mudado entao continuei a tomar. No outro dia quando preparei meu tereré a primeira golada já veio com um gosto ruim, imaginei que era a combinaçao de ervas que nao havia dado certo, NATURAL + MENTA COM BOLDO mas mesmo assim continuei a tomar até que foi ficando insuportavel e acabei por deixando de tomar ele. Farei os procedimentos de limpeza dela e enquanto isso tomarei em um copo comum de vidro como sempre fiz ou em uma garrafinha de powerade que tenho aqui, espero que de certo pois gostei muito da guampa alem de ter sido muito em conta.

Célio* disse...

Logo logo vou postar um tutorial de como resolver esse "probleminha" do cheiro em guampa nova, tenho certeza de todos irão gostar! Aguardem! ;)

Unknown disse...

Minha guampa tem muita "cola" perto da madeira do fundo. Preciso me preocupar com isso?

Unknown disse...

Minha guampa tem muita "cola" perto da madeira do fundo. Preciso me preocupar com isso?

Unknown disse...

Minha guampa de chifre sempre depois do uso gera uns fungos tipo fios devo ficar preocupado com isso ou é Normal?

Unknown disse...

Minha guampa de chifre sempre depois do uso gera uns fungos tipo fios devo ficar preocupado com isso ou é Normal?

Célio* disse...

Olá pessoal! com relação a cola no fundo da guampa, não deverias se preocupar com isso a não ser que esteja deixando gosto no seu tereré!
Com relação a fungos na guampa, deves sempre se preocupar com a higiene, fungos vão aparecer sempre que tiver alimento e muita umidade disponível, lave sempre sua guampa depois que terminar de tomar teu tereré, use detergente neutro e uma esponja exclusiva só pra lavar essa guampa, ao terminar de lavar deixe-a virada pra baixo durante um tempo, depois viria pra cima ou deixe-a virada de lado para que a umidade se disperse mais rapidamente. Outra coisa que devemos lembrar, tomar tereré em guampa de chifre é legam, é bonito, mas não precisamos tomar nosso mate em uma guampa de chifre sempre, podemos usar guampas de plástico ou copos de vidro, copos de aço inóx tambem valem!

MTP disse...

e

Unknown disse...

Gostaria de comprar uma guampa de chifre com esse acabamento de metal junto com a bomba.Como faço pra encontrar?Achei muito bonita e raiz.👏👏👏

Unknown disse...

Na minha opinião guamoa de chifre, serve apenas como decoração, pois todas que tive contato tem um cheiro de cachorro molhado, mesmo depois de várias limpeza com agua fervendo, detergente neutro e ate com bicarbonato.
O melhor é usar um copo de alumínio mesmo, não é elegante,mas é o melhor.
Bom tereré a todos....

Rita Patrícia disse...

Nossa, meu filho me deu uma guampa de chifre no dia das mães, desde então tô tentando desinfetar, mas o cheiro não sai por nada. Não se trata do chifre. O mal cheiro parece vir da madeira no fundo. Não há como tomar um tereré com esse cheiro subindo pro nariz. É muito desagradável. Se alguém tiver mais dicas....
Meu filho está morando no sul, e quando fui visitá-lo me.apaixonei pelo tereré.

Adriana Witzke disse...

Eu tenho 2 guampa, eu coloco 2 coleres de bicarbonato e um sache de chá, no meu caso ponho de hortelã e deixo 12 horas, porém nessas 12 horas vou trocando a água. A segunda ainda deixei uma noite com erva, coloquei a erva e água e deixei a noite toda. Resolveu.

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO