COMO LIMPAR GUAMPA NOVA

Guampa nova (guampa de chifre)

Para os amigos que querem ser mais autênticos ao tomar seu tereré, nada melhor do que tomá-lo em uma guampa de verdade, feita tradicionalmente com chifre de boi. Podemos encontrá-los nos supermercados ou em estabelecimentos que comercializem produtos rurais, com diversos tamanhos, muito bonitas com um belo acabamento externo brilhante, adornadas ou não com couro ou metal.

É de bom habito e higiene que se limpe qualquer recipiente novo destinado ao uso alimentício, mesmo que venha de fabrica lacrado em uma embalagem plástica não significa que esteja limpo.
Muitas das guampas que você pode adquirir no comércio já vêm tratadas de modo que você só precisará lavar uma primeira vez com detergente neutro e já poderá preparar seu tereré, mas lamentavelmente não é esse o caso da maioria das guampas novas feitas com chifre, que mesmo depois de duas ou três lavadas com detergente ainda passam para o tereré gosto e odores desagradáveis.

Não há necessidade de você trocar ou mesmo jogar fora a sua guampa nova, ela só necessita de um tratamento mais intenso.
 A dica nesse caso é usar apenas água quente e detergente neutro, e os procedimentos que você precisa tomar são os seguintes:
Ferva água para lavar a guampa, coloque a guampa de pé em algum suporte que pode ser um copo ou um suporte próprio para guampas, muitas guampas possuem uma base que permite que sejam colocadas de pé. Preencha a guampa com água quente até a borda e deixe descansar em lugar seguro por pelo menos trinta minutos, ao findar desse tempo descarte a água e lave a guampa com detergente neutro e uma esponja, de preferência uma escova para lavar vidrarias, não usar palha ou esponja de aço. Repita esse processo pelo menos cinco vezes ou até que o cheiro desagradável diminua ou desapareça completamente.

Nunca use produtos abrasivos, ácidos ou bases (alcalinos) fortes, como “limpa alumínio”, saponáceos ou soda caustica. Esses produtos podem danificar sua guampa, destruindo o acabamento externo ou promovendo o aparecimento de poros nas paredes internas da guampa o que poderá favorecer o acumulo de sujeira e o aparecimento de colônias de fungos e bactérias.
Outra dica que deve ajudar: prepare uma solução saturada de bicarbonato de sódio com água quente e preencha a guampa até a borda com esta solução, coloque-a a guampa em um lugar seguro e deixe descansar por doze horas, ao término desse tempo lave a guampa com detergente neutro, se o odor característico da queratina do chifre ainda for perceptível repita o processo mais uma vez.

Os paladares mais sensíveis ainda perceberam traços de gosto característicos da queratina do chifre, mas não devem se preocupar, será por pouco tempo. Quando tomamos tereré em uma guampa feita de chifre promovemos lixiviação da queratina, mas o material que se desprende, que é lavado, carreado, é da ordem de partes por milhão (p.p.), assim, não devem se preocupar com a queratina, já que é uma proteína encontrada na pele, unhas e cabelos.

Tomar tereré em uma guampa de chifre não vai te deixar mais bonito, mas pelo menos não deve te fazer mal.


Curta, compartilhe! Envie a seu amigos.
Se inscrevam em nosso canal youtube
https://www.youtube.com/channel/UCunm...

Curtam nossa fanpage no Facebook
https://www.facebook.com/terereportov...

Nos sigam no G+
https://plus.google.com/1009438266521...


#terere #terereportovelho #tererepvh #ervamate #chimarrao

12 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO