Dia nacional do Tereré
cauma! cauma! Não é o dia nacional do tereré no Brasil, simplesmente porque essa data não existe no Brasil, mas nesse ultimo sabado de fevereiro será comemorado "El Día Nacional del Tereré" no Paraguai, Cláro!

Amplamente consumido no Paraguai, no nordeste da Argentina e nos estados
brasileiros de Paraná e Mato Grosso do Sul, o tererê é uma bebida
gelada que combina mate e outras ervas refrescantes ou de uso medicinal,
remetendo aos povos que habitavam estas terras antes da chegada de
portugueses e espanhóis.
No Paraguai, o Dia Nacional do Tereré foi criado pelo Congresso Nacional em 2010 através da Lei N ° 4261 e é comemorado todo último sábado de fevereiro
O projeto de lei estava engavetado nos arquivos do parlamento paraguaio ha algum tempo, a provação do projeto surge, curiosamente, após o anúncio de que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul iria declarar o Tererê como parte de seu patrimônio cultural imaterial, iniciativa que irritou grupos nacionalistas paraguaios, que consideram a medida como um “roubo” ou “apropriação”.
Bem, devemos lembrar nosso hermanos paraguayos que a inclusão do tererê como patrimônio sul-mato-grossense não significa que a bebida esteja sendo “roubada”, já que tombamento não significa exclusividade.
No dia 01/04/2011, um Decreto publicado no Diário Oficial dsul-mato-grossense determinava que o tereré de Ponta Porã fosse registrado no Livro de Registro dos
Saberes.
O decreto assinado pelo governador André Puccinelli atende a
deliberação do Conselho Estadual de Cultura, de 16 de julho de 2010. O
pedido partiu da prefeitura de Ponta Porã, que é conhecida como
"Princesinha dos Ervais" por ter a história ligada ao ciclo da erva
mate.
O processo de registro de patrimônio imaterial lembra que o tereré é
uma tradição passada por gerações e que a "roda de tereré" elimina
diferenças sociais e promove interação.
Nosso hermanos paraguayos não precisão se preocupar, todo tererero que se prese sabe a historia do tereré, sabe da sua origem e tem respeito por isso, e tambem gratidão.
Acho um pouco de bobagem a atitude de nossos hermanos mas para apaziguar os ânimos proponho fazermos uma roda de tereré e discutirmos a criação do "Dia Internacional do Tereré". Então! gostou da ideia?
Então deixe sua opinião!
Reportagem de TV paraguaia em 2012
Postar um comentário
Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!