Dia nacional do Tereré

cauma! cauma! Não é o dia nacional do tereré no Brasil, simplesmente porque essa data não existe no Brasil, mas nesse ultimo sabado de fevereiro será comemorado "El Día Nacional del Tereré" no Paraguai, Cláro!

O tereré, é um refresco que ajuda a preservar o convívio entre familiares e amigos.É servido frio ou gelado,e consumido sempre, não apenas nos dias quentes. Muitas ervas são usadas para fazer o tradicional tereré paraguaio, sendo as mais comuns a menta’i (hortelã), kapi’i katî, erva de santa lúcia, kokú, cedrón Paraguay, cedrón kapií, cola de caballo (rabo de cavalo) e burrito (burrinho).

 Amplamente consumido no Paraguai, no nordeste da Argentina e nos estados brasileiros de Paraná e Mato Grosso do Sul, o tererê é uma bebida gelada que combina mate e outras ervas refrescantes ou de uso medicinal, remetendo aos povos que habitavam estas terras antes da chegada de portugueses e espanhóis.
 
O tereré é a bebida nacional do Paraguai, uma bebida que é tão típica quanto a língua guarani.

No Paraguai, o Dia Nacional do Tereré foi criado pelo Congresso Nacional em 2010 através da Lei N ° 4261 e é comemorado todo último sábado de fevereiro

O Tereré foi declarado a bebida oficial do Paraguai e Património Cultural Nacional.

O projeto de lei estava engavetado nos arquivos do parlamento paraguaio ha algum tempo, a provação do projeto surge, curiosamente, após o anúncio de que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul iria declarar o Tererê como parte de seu patrimônio cultural imaterial, iniciativa que irritou grupos nacionalistas paraguaios, que consideram a medida como um “roubo” ou “apropriação”.
Bem, devemos lembrar nosso hermanos paraguayos que a inclusão do tererê como patrimônio sul-mato-grossense não significa que a bebida esteja sendo “roubada”, já que tombamento não significa exclusividade. 

No dia 01/04/2011, um Decreto publicado no Diário Oficial dsul-mato-grossense determinava que o tereré de Ponta Porã fosse registrado no Livro de Registro dos Saberes.
O decreto assinado pelo governador André Puccinelli atende a deliberação do Conselho Estadual de Cultura, de 16 de julho de 2010. O pedido partiu da prefeitura de Ponta Porã, que é conhecida como "Princesinha dos Ervais" por ter a história ligada ao ciclo da erva mate. 
O processo de registro de patrimônio imaterial lembra que o tereré é uma tradição passada por gerações e que a "roda de tereré" elimina diferenças sociais e promove interação.

Nosso hermanos paraguayos não precisão se preocupar, todo tererero que se prese sabe a historia do tereré, sabe da sua origem e tem respeito por isso, e tambem gratidão.

Acho um pouco de bobagem a atitude de nossos hermanos mas para apaziguar os ânimos proponho fazermos uma roda de tereré e discutirmos a criação do "Dia Internacional do Tereré". Então! gostou da ideia?
Então deixe sua opinião! 




Reportagem de TV paraguaia em 2012

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO