PREPARE SEU TERERÉ NESSE VERÃO

Estamos em pleno verão no hemisfério sul, faz muito calor, especialmente no
sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina, em contrapartida aqui em Porto Velho tem chovido muito, mas isso não vem ao caso, o importante é não se descuidar e não se esquecer de usar protetor solar, comer comidas leves e o mais importante, se hidratar.
 
E uma ótima pedida para se manter hidratado é sem duvida tomando um bom Tereré.
E para os que ainda não conhecem, Tereré é uma infusão de fragmentos das partes aéreas (folhas e talos) da Ilex paraguariensis em água fria. Traduzindo! Tereré é uma deliciosa bebida gelada feita com erva-mate. Então vamos deixar de conversa e partir para a parte pratica, a preparação simplificada de um tereré bem gelado para nos refrescar.

Vamos precisar de:
 Erva-mate para Tereré (a marca é de sua escolha)
Uma jarra de 1,5L ou 2L
Muito gelo!
Dois limões
Um copo de 300 ml e uma bomba para Tereré

Preparação do suco

Pegue sua jarra e preencha com gelo até a metade, adicione o suco de um
limão, se achar que está fraco adicione o suco de mais um limão, complete a jarra com água fria. Eu prefiro apenas um limão, pois não quero que o sabor do suco se sobressaia ao sabor do mate, mas essa é a minha opinião.
ATENÇÃO! Não adicione açúcar, para os mais tradicionais isso é pecado capital.

Preparação da erva-mate

Pegue o copo e preencha 2/3 do mesmo com erva-mate para Tereré, tampe a boca do copo com uma das mãos e vire o copo de lado e dê umas pequenas pancadas para ajeitar a erva-mate, introduza a bomba no copo e use-a para pressionar a erva contra a parede do mesmo para criar um espaço para o suco.

Servindo e curtindo a vida

Agora pegue o copo e incline-o levemente quando adicionar o suco pela primeira vez, derramando devagar no fundo do copo para não desmoronar a erva-mate, e pronto, agora é curtir a vida sozinho(a) ou com os amigos tomando o seu Tereré.
Esse post é para os amigos que estão começando agora a conhecer essa tradição que está ultrapassando as fronteiras e se espalhando por todos os cantos.
Nas próximas postagens traremos mais das tradições e costumes em volta do Tereré, pois é uma cultura muito rica e muito bonita.
Até a próxima! Viva ao Tereré.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO